19 juin 2006

Internet e as relações econômicas

O advento da Internet está modificado as relações econômicas, a difusão legal de produtos culturais gratuitos e de qualidade é uma realidade que não se pode negar. Pode-se citar uma lista extremamente longa de programas em diversos domínios que são bons (mesmo excelentes) e que nada custa ao usuário final.

Mesmo Microsoft entrou na dança com a distribuição gratuita do Visual Studio 2005 [conjunto de linguagens visuais : Basic, C++, ASP, ...] em versão Express. A recente aquisição da Google do editor de excelente SketchUp Pro (sob muitos aspectos alguns anos luz na frente do AutoCad por exemplo), deu origem ao Google SketchUp.

Vivemos em um mundo que ainda é balizado pela idéia que tudo que é bom custa caro. Esse mundo para se manter, alimenta permanentemente a idéia de escassez e de medo: meu produto é raro, meu produto está isento de malwares, vendo a proteção a a segurança que custam caro, logo meu produto é caro.

Os políticos são por exemplo mestres nessa arte de manter a sociedade pelo medo e pela escassez, o mundo dos negócios é simplesmente uma extensão de tudo isso.

Aucun commentaire: